O que a Assessoria de Imprensa pode fazer pelo seu negócio?

                O papel fundamental da assessoria de imprensa como aliada das empresas

Comunicar-se é o fundamento das relações humanas. Desde que nascemos, aprendemos de diversos modos a reagir e oferecer retorno aos estímulos do ambiente. Conforme vamos crescendo e ampliando nossa área de interação, vamos percebendo a importância e o papel fundamental que a comunicação têm, agora não somente no nosso círculo de convivência, mas com a sociedade em geral. Neste sentido, a comunicação torna-se peça fundamental na engrenagem das empresas. E o papel da assessoria de imprensa mostra-se fundamental para auxiliar e refinar do melhor modo possível a comunicação entre empresa e o público. 

Especialistas em elaborar estratégias eficazes de comunicação, os assessores de imprensa não atuam somente no fortalecimento da marca a partir de publicações na grande mídia. A tarefa é mais abrangente. Existem três principais fundamentos com os quais uma empresa pode contar, tendo um serviço de assessoria de imprensa: gerenciamento de crise, media training e monitoramento da dinâmica emissor – receptor, a fim de evitar mal entendidos no ambiente digital. 

Vivemos em uma era onde são geradas enormes quantidades de informação em ambientes sem filtro. As redes sociais promovem a interação a partir de plataformas em que qualquer pessoa pode expressar sua opinião, idônea ou não, e influenciar atuais e futuros clientes de uma empresa. O monitoramento deste ambiente por uma equipe de assessoria de imprensa, faz com que, situações que embora pareçam simples, não saiam de controle. É um agente facilitador e de transparência entre a empresa e o seu público. Um bom assessor de imprensa sabe que no ambiente digital, agilidade e transparência são pilares que sustentam uma imagem saudável. 

Outro ponto crucial a se destacar,  é o gerenciamento de crise. Assessores de imprensa são profissionais treinados para estancar qualquer princípio de crise, envolvendo o macro ou microambiente, que possa afetar a imagem e a saúde financeira de uma empresa. Estratégias são tomadas a partir de um gabinete de gestão, onde, mapeia-se o foco da crise e se age para estanca-la, por diversas frentes. Nesta operação, o processo de media training mostra-se também, como de grande relevância e contribuição a imagem da empresa. 

A assessoria de imprensa atua em consonância com o porta voz da mesma, indicando como devem falar com os jornalistas, qual o tom a ser proposto e pontos chaves a serem esclarecidos. A trinca: agilidade e transparência no ambiente digital, gerenciamento de crise e media training, constituem o fundamento dos serviços prestados por uma assessoria de imprensa para uma empresa. Em uma era onde impérios nascem e ruem com a mesma facilidade, aliados são sempre bem vindos. E este é o papel da assessoria de imprensa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *